Incidência de casos de dengue no Brasil é mais que o triplo do índice considerado alto

g1 -22/03/2024 22:21

A incidência de casos de dengue no Brasil em 2024 superou muito um índice que os especialistas consideram alto. É mais que o triplo. Na casa da dona de casa Ivani Celestino Teixeira, quase todo mundo teve dengue na mesma época.

“Eu tive dengue, meu neto, meu filho, minha filha e meu marido. Eu fiquei com medo de morrer", conta. Na rua onde a família mora, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é difícil encontrar alguém que não tenha sido infectado pela doença.

Geralmente é isso mesmo que acontece: várias pessoas próximas infectadas ao mesmo tempo. Elas podem, inclusive, ter sido picadas pelo mesmo mosquito. De acordo com a Fiocruz, uma única fêmea do aedes aegypti, que vive em média 30 dias, pode fazer até cinco vítimas em um único dia, no mesmo lugar. Por isso, o número de casos cresce rapidamente. E situações como esta também contribuem: em plena epidemia, uma grande quantidade de possíveis criadouros do mosquito em um terreno.

“Às vezes, você é picado ali na sua casa e aí no outro dia de manhã vai trabalhar para um lado, o outro vai para o outro, outro vai estudar e espalha todo mundo. Então, você tem vírus, você tem mosquito na cidade toda, em todos os estados hoje”, explica Fabiano Duarte Carvalho, biólogo e pesquisador da Fiocruz.

Esse comportamento do mosquito ajuda a explicar a explosão de casos que atingiu nesta semana a marca inédita de 2 milhões e a incidência altíssima da doença: quase mil casos de dengue para cada 100 mil habitantes - número três vezes maior do que já é considerado alto por especialistas, que é de 300 casos para cada 100 mil habitantes.

“O mosquito necessita de sangue para fecundar e dar viabilidade aos ovos e, por isso, ele precisa picar pelo menos duas vezes, três vezes ao dia. Nesse período, ele pode infectar cerca de 300 pessoas. Então, é uma bola de neve”, afirma o médico infectologista Carlos Starling.

No topo do ranking dos locais com maior coeficiente de incidência de casos prováveis está o Distrito Federal, com quase 6 mil casos para cada 100 mil habitantes. Em segundo lugar vem Minas Gerais, seguido do Espírito Santo.

A dona de casa Silvia Rayana Borges, que mora em Anchieta, no Espírito Santo, está assustada com quantidade de gente doente na cidade. O filho dela está com dengue e precisou de atendimento médico.

"Ele reclama muito de dor de garganta, dor no corpo”, conta.

Em Brasília, até as crianças estão ajudando a combater o mosquito.

“A gente não pode deixar água parada porque pode dar mosquito da dengue”, diz uma criança.