Após polêmica de Lula, Tarcísio se reúne com Netanyahu em Israel

metropoles -19/03/2024 07:02

A convite do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) se reunirá nesta terça-feira (19/3) com o premiê israelense e com o presidente do país, Isaac Herzog, em Jerusalém.

O encontro ocorre em meio à crise diplomática entre Brasil e Israel após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter comparado os ataques israelenses na Faixa de Gaza, que têm matado milhares de civis palestinos, incluindo crianças, ao Holocausto, massacre promovido pelo exército nazista de Adolf Hitler contra os judeus na Segunda Guerra Mundial.

No último domingo (17/3), em agenda na Cisjordânia, território palestino, o ministro das relações exteriores do Brasil, Mauro Vieira, voltou a criticar a ação de Israel em Gaza, chamada por ele de “ilegal e imoral”.

Também participará do encontro desta terça o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União). Ele e Tarcísio desembarcaram na capital Tel Aviv na tarde de domingo (17/3) e devem permanecer no país até a sexta-feira (22/3).

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também foi convidado para a viagem, mas não obteve autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para sair do país.

Bolsonaro é investigado por supostamente arquitetar um plano de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022 e está com o passaporte apreendido. Sem ideologia e política

Apesar do cenário de embate entre os governos brasileiro e israelense, Tarcísio declarou, na semana passada, que a viagem a Israel não tem objetivos políticos ou ideológicos.

“A gente não vai lá para fazer política. Temos parcerias importantes com o governo de Israel, compra de equipamentos. Recebemos convite, a gente tem excelente relação, estamos aceitando o convite e pronto. Sem ideologia e sem política”, disse Tarcísio na ocasião.

A agenda do governador no país inclui uma visita à sede da Israeli Aerospace Industries, indústria de aviação civil e militar, e outra à estação de saneamento de Shafdan.

Também são previstas visitas a locais históricos como o Museu do Holocausto, o Monte das Oliveiras e a Biblioteca Nacional Israelense.