Número de mortos em ataque em Moscou sobe para pelo menos 133, dizem autoridades

cnn -23/03/2024 15:14

O número de mortos no ataque de sexta-feira (22) em Moscou aumentou para pelo menos 133, disse o Comitê de Investigação Russo.

“Durante a remoção dos escombros da sala de concertos Crocus City Hall, o número de mortos no ataque terrorista aumentou para 133 pessoas. O trabalho de busca continua”, disse o Comitê em uma breve postagem no Telegram.

O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo ataque em um breve comunicado publicado no perfil de notícias do grupo, a Amaq, no Telegram na sexta-feira. O grupo não forneceu evidências para apoiar a afirmação.

O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu que os responsáveis pelo ataque serão punidos.

Imagens de vídeo do local do ataque, a sala de concertos Crocus City Hall, mostram o vasto complexo, que abriga a área musical e um shopping center, em chamas e com fumaça subindo no ar.

A agência RIA Novosti informou que os indivíduos armados “abriram fogo com armas automáticas” e “lançaram uma granada ou uma bomba incendiária, que iniciou um incêndio”. Eles então “supostamente fugiram em um carro Renault branco”, disse a agência de notícias.

Imagens geolocalizadas pela CNN mostram um indivíduo armado iniciando pelo menos um incêndio dentro do local. O indivíduo é visto carregando algo na mão e, ao sair da tela, um forte flash de luz de uma grande chama é visto no vídeo.

Quatro atiradores são presos

O chefe do Serviço de Segurança Russo (FSB), Alexander Bortnikov, disse ao presidente Vladimir Putin que 11 pessoas foram detidas após o ataque.

O Kremlin informou que os detidos incluíam “todos os quatro terroristas diretamente envolvidos no ataque terrorista em Crocus”, segundo a TASS e outros meios de comunicação estatais.