Chuvas deixam 16 mortos e 5.481 pessoas desalojadas no Espírito Santo

metropoles -24/03/2024 20:07

Neste domingo (24/3), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil atualizou para 17 o número de mortos pelas chuvas no estado do Espírito Santo. Foram confirmados 15 óbitos em Mimoso do Sul (ES) e dois em Apiacá (ES).

Ambas as cidades ficam no sul do estado, região fortemente atingida pelas chuvas. Nesse sábado (23/3), o governo do estado decretou situação de emergência em decorrência das chuvas nas cidades mais atingidas.

Foram incluídas no decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial, as seguintes cidades: Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

De acordo com boletim extraordinário da Defesa Civil atualizado até a manhã deste domingo, o número de desalojados é estimado em mais de 5,4 mil pessoas no estado.

“Nunca Mimoso [do Sul] viveu uma situação como está vivendo neste momento”, informou o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), em visita à região.


Na manhã deste domingo, o chefe do Executivo local informou ter recebido uma ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em que o presidente expressou solidariedade e reafirmou o apoio do governo federal.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a cidade de Mimoso do Sul tomada por água. Em outros registros, veículos são arrastados pela enxurrada, inclusive um caminhão dos bombeiros.

Em vídeo publicado nas redes socais, o prefeito de Mimoso do Sul, Peter Costa (Republicanos), demonstrou desespero com a situação do município após as chuvas e relatou receber diversas ligações com pedidos de ajuda. “Eu não sei mais o que fazer”, lamentou emocionado.

As chuvas volumosas acontecem em meio ao avanço de uma frente fria que deixa a região sul e segue para o sudeste, em especial para o litoral norte de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.