Chinês que estava à deriva no mar é resgatado no Porto de Santos

g1 -24/03/2024 20:14

Um homem de nacionalidade chinesa, que estava à deriva no mar, foi resgatado no Porto de Santos, no litoral paulista, neste sábado (23/3).

Em nota, a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), da Marinha do Brasil, afirma que o homem chinês foi avistado na água, nas proximidades do Terminal de Contêiner (Tecon). “O resgate foi realizado e a vítima encaminhada ao cais flutuante”, diz.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar os primeiros socorros e encaminhá-lo para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste de Santos.

Marinha não informou o estado de saúde da vítima. “A MB reafirma o seu compromisso com o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo, bem como incentiva a participação da sociedade por meio do telefone 185 para denúncias e emergências náuticas”, afirma, no comunicado.

Resgate

Ao G1, Leonardo Fama, que estava a trabalho no Porto de Santos e participou do resgate, disse que o homem que estava à deriva não tinha sequer forças para acenar.

“Na hora que avistamos a vítima, parecia cena de filme. Ele estava branco, nariz cheio de secreção, parecia que já estava morto. Notamos que ele não estava morto pelo motivo do barco encostar nele e ele dar o último suspiro e ir afundando”, relatou.

Leonardo também afirmou que o homem só foi retomando a consciência após o resgate. “Nós tentamos nos comunicar com ele em inglês, mas ele não se comunica inglês, deve ser só a língua dele, o mandarim.”