cnn -22/06/2026 07:35
Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro no salto no Pan do Rio de Janeiro, Brasil, neste domingo (21). A ginasta brasileira alcançou a média de 14.266 pontos, marcando seu retorno triunfal aos ginásios após dois anos de pausa dedicados ao cuidado do corpo e da mente.
Para assegurar a primeira posição, Rebeca precisava da maior
média entre as duas tentativas. Seu primeiro salto foi avaliado com a nota de
14.433, a mais alta de toda a competição, demonstrando um desempenho
praticamente perfeito.
Embora o segundo salto tenha recebido 13.700 pontos devido a
uma saída um pouco desalinhada na chegada, a média final de 14.266 foi
suficiente para garantir o lugar mais alto do pódio. Esta é a primeira medalha
de ouro do Brasil no salto feminino em um Pan-Americano.
Pódio do salto feminino
A medalha de prata foi conquistada pela canadense Lia
Monica, que obteve a média de 14.249. Completando o pódio, a americana Claire
Pease ficou com o bronze, registrando 13.916 pontos em suas apresentações.
Nas classificatórias para o Pan do Rio, Rebeca Andrade já
havia se destacado, apresentando o melhor resultado individual entre todos os
aparelhos. Ela competiu apenas no salto, modalidade onde possui duas medalhas
olímpicas: ouro em Tóquio 2020 e prata em Paris 2024.
Rebeca anunciou seu retorno às competições em abril deste ano,
após um período de ausência que se seguiu às Olimpíadas de Paris em 2024. Na
ocasião, a ginasta conquistou um ouro, duas pratas e um bronze
para o Brasil.
Outros destaques brasileiros
Além de Rebeca, o ginasta Vitaliy Guimarães também subiu ao
pódio no Pan do Rio. Ele disputou as finais do solo masculino, a primeira prova
com participação brasileira neste domingo, e emocionou a plateia presente.
Vitaliy Guimarães terminou sua apresentação sendo muito
aplaudido e garantiu a medalha de bronze com a nota de 13.700. O ouro na
categoria solo masculino ficou com o guatemalteco Jorge Vega, que marcou
14.166, seguido pelo colombiano Angel Barajas, prata com 13.900.
Nascido nos Estados Unidos, Vitaliy decidiu representar o
Brasil a partir de 2024. Esta conquista marca a primeira medalha do ginasta
pela Seleção Brasileira em uma competição internacional.
"Foi uma emoção inexplicável. A torcida, a energia
dentro da arena. Sem eles eu acho que não seria assim. A torcida me deu muita
energia e mais confiança para representar o Brasil", declarou Vitaliy
Guimarães, emocionado com o apoio do público.