Juiz suspende divulgação de pesquisas em Andradina e o “bicho pega na madrugada”

redação com hoje mais -01/10/2016 11:36

O juiz eleitoral Leandro Augusto Gonçalves Santos deferiu, nesta sexta-feira (30), a suspensão de divulgação de pesquisas eleitorais, tanto por coligações quanto pelos meios de comunicação, sob pena de multa.

Com esta determinação, a Justiça Eleitoral barrou a divulgação de pesquisas ao pleito eleitoral na cidade. O ato de divulgar qualquer pesquisa incorre no crime eleitoral, no caso em tela pelo fato de as pesquisas não aceitas pela Justiça apresentarem números divergentes.

CONFRONTRO NA MADRUGADA

Durante a madrugada, segundo informou um integrante da imprensa, o juiz e policiais militares efetuaram diligências para prender o dono de um jornal que divulgou uma pesquisa considerada fraudulenta e sem registro, conforme prevê a lei.

O material favorece uma coligação oposta ao governo municipal e foi produzido com data retroativa, segundo advogados, para confundir e engodar os eleitores. A reportagem conseguiu um exemplar.

E durante a madrugada, no pátio do Centro Cultural Pioneiros de Andradina, militantes dessa mesma coligação, entre eles um dirigente partidário anteriormente aliado de um ex-prefeito, foram surpreendidos por outros dois grupos, aparentemente intencionados na propagação do jornal com a pesquisa irregular.

Um deles teria guardado uma arma dentro de um veículo, mas a denúncia não pôde ser comprovada. A Polícia Militar foi acionada e o entrevero se desfez em pouco tempo. Ninguém foi detido.