Polícia Civil prende homem de 28 anos que ateou fogo em canavial da Viralcool

roni willer -21/02/2017 18:23

Clayton Cesar de Paula, 28 anos foi preso pela Polícia Civil na noite desta segunda-feira (20), na zona rural de Castilho, após provocar focos de incêndios em duas fazendas de grande porte que tem plantações de cana da Usina Viralcool. Ele estava com um isqueiro caminhando com destino ao seu bairro Pereira Jordão, em Andradina e no meio do caminho colocava fogo.

Os policiais civis Sergio e Thiago se encontravam na Delegacia, quando o telefone tocou informando que um homem estava colocando fogo em canaviais pela estrava vicinal Orlando Zancaner, próxima a Usina Velha desativada.

Com base nas informações utilizaram uma viatura em busca do suspeito, quando ao chegarem ao local mencionado como fazenda Mococa, receberam uma nova informação que o suspeito colocou fogo em três pontos do canavial, em seguida pegou carona com destino a cidade.

De volta a cidade com os olhares voltados, foram informados de mais dois focos de incêndio, desta vez na fazenda São José, ao verificarem encontraram próximo de um Pesk Pag, o autor tentando fugir. No momento da abordagem jogou o isqueiro, questionado sobre as suas ações, alegou que brigou com sua irmã que reside no Assentamento Rio paraná e então resolveu descontar sua fúria nas plantações.

Apreendido o isqueiro, ele foi conduzido até a Delegacia Seccional onde o Delegado o recolheu a cadeia de Pereira Barreto. Ele vai responder ao artigo 250 do Código Penal, crime inafiançável tem pena prevista de detenção 3 a 6 anos, mais multa administrativa.

NOTA DA EMPRESA

A queima de palha de cana não faz parte da rotina da Usina Viralcool, que realiza desde 2006 a colheita da cana  de forma 100% mecanizada. Além da legislação pertinente, o Protocolo Agroambiental antecipou a extinção das queimadas de palha de cana visando o equilíbrio entre produção e meio ambiente, o que na unidade de Castilho é seguido à risca.
Para programar e efetivamente cumprir as regras estabelecidas a empresa tem investido alto na manutenção periódica de carreadores, aceiros, limpeza e abertura de áreas à beira de estradas, a fim de prevenir incêndios ou facilitar seu controle.

Apesar de  continuarmos enfrentando  ocorrências de incêndios criminosos, com o auxilio das Policias Militar, Ambiental e Civil temos conseguido identificar e prender os autores, que responderão na justiça pelos seus atos.
Para prevenir ou controlar os incêndios, além de mobilizar nossa Brigada de Combate, contamos com apoio de usina vizinhas, Corpo de Bombeiros, Brigada Municipal, além de mais de 50 colaboradores vigilantes e encarregados envolvidos.

Reiteramos também, que os incêndios causam elevados prejuízos econômicos  decorrentes da perda de ATR (açúcar total recuperável) em razão da cana não estar no ponto ideal de maturação, além de prejuízos por questões logísticas, perdas e  danos ambientais.