ATC mantém Três Barras no Master 40 mesmo após agressão a árbitro

redação e fotos de ole esportes -06/05/2016 15:37

A fase semifinal do 13º Campeonato de Futebol Master 40 anos, organizada pelo Andradina Tênis Clube, está conturbada. No primeiro confronto para definir um dos finalistas, no sábado passado, o árbitro Antônio Claro de Araújo, o “Cabeção”, teria sido agredido por alguns atletas e dirigentes da estreante Estância Três Barras, de Castilho, após o segundo gol marcado pela Seleção Andramil.

Cercado, agredido com socos, chutes e verbalmente pressionado por jogadores e comissão técnica da equipe, o árbitro recuou na marcação do gol assinalado no segundo tempo, de acordo com o presidente da Seleção Andramil.

“Centenas de pessoas viram as agressões sofridas pelo árbitro, que após a partida alegou não ter expulsado os jogadores envolvidos temendo por sua integridade física”, observou Vicente Neto. “E inaceitável a conduta de dirigentes e atletas da Estância, que perderam o espírito esportivo”, criticou o dirigente em entrevista na redação do Impacto Online.

Apesar do entrevero e das explícitas agressões, inclusive com foto do árbitro recebendo um puxão na camisa e publicada na imprensa, a organização não acatou a representação do dirigente da Andramil para eliminar o adversário da competição, conforme reza o parágrafo 3º do artigo V do Regulamento do Certame.

O texto diz o seguinte: “A equipe que promover distúrbios e/ou agressões durante a partida ou no recinto dos jogos será eliminada da competição em curso e será excluída das próximas três edições, bem como descontados os dois cheques-caução no valor de R$ 200,00 cada um”.

“Não vislumbramos, na invasão dos diretores/representantes da Equipe Estância Três Barras o ânimo em promover ou estimular confusão, discórdia ou agressão, percebemos sim, tentativas em conter os ânimos de atletas e consequentemente dirimir o tumulto”, divulgou a comissão disciplinar, descartando a eliminação do time estreante. Nenhuma testemunha foi ouvida.

Para Vicente Neto, porém, os integrantes da comissão julgadora contrariaram o próprio regulamento ao “excluir apenas um jogador agressor, já que a confusão envolveu três atletas, Tai, Baygon e Bilisca”, haja vista o parágrafo ser claro em citar punição para a “equipe” infratora e não apenas para dirigentes ou jogadores.

“Mesmo não tendo expulsado ninguém todo mundo viu as agressões e ao final o árbitro relatou em súmula que “o atleta Otair dos Santos, número 20 da Equipe Três Barras, punido com cartão amarelo, agarrou sua camisa e ao puxá-la e arrancar dois botões...”, argumenta o dirigente da Seleção Andramil.

Ele também afirma que "a comissão também foi contraditória em relação ao recurso da Seleção Andramil, porque ao justificar a não agressão por parte de dirigentes, reconhece que os mesmos interviram para dirimir o tumulto, o que significa distúrbios conforme prevê o regulamento”.

O dirigente argumenta ainda que dos três membros julgadores, um estava dentro do vestiário com outra equipe no momento dos fatos; outro longe de onde ocorreram as agressões; e o terceiro julgou com base apenas na súmula do árbitro.

"Portanto a necessidade de ouvir testemunhas apresentadas por ele e que presenciaram as cenas com mais profundidade, no caso Ailton, diretor do ATC, que viu Bilisca socar o estômago do árbitro; Maurício Carneiro, do Conselho Deliberativo, que presenciou toda a confusão; e Arenaldo, dirigente da equipe Amigos. Esse último viu de perto as ações antiesportivas de tai e Baygon".

"Ao anular o gol legítimo que daria a vantagem à Seleção Andramil, criou-se prejuizo enorme à equipe, primeiro em relação a pontuação, e segundo pela não expulsão dos atletas agressoras e isso não foi reparado pela comissão julgadora", observou o dirigente.

Finalizando, ele disse estar decepcionado com supostos comentários de dirigentes do clube afirmando que o campeão da temporada seria o Nosso Clube Guaporé. "O time vem fazendo uma boa campanha, merece vencer, mas para reconhecimento o título precisa ser conquistado dentro das quatro linhas, para que tenha o reconhecimento de seus adversários", concluiu. [matéria editada às 9h28]