Jamil garante Corpo de Bombeiros por mais 30 anos em Andradina

secom -12/02/2016 17:25

O prefeito Jamil Ono (PT) renovou com a Secretaria de Segurança Pública o convênio com o Corpo de Bombeiros que vai garantir o atendimento para Andradina e região por mais 30 anos, nesta sexta-feira (12), em São Paulo.

Para o ato, Jamil esteve reunido com o coronel PM Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Rogério Bernardes Duarte, e com o comandante da região de Araçatuba do 20º Grupamento do Corpo de Bombeiros, o tenente-coronel PM Humberto Shigueo Shirotori. Também acompanharam a renovação o secretário de Fazenda, Planejamento e Gestão, Adilson Dantas, que já comandou os Bombeiros de Andradina, e a assessora, Keila Cristina Vianna dos Santos.

O prefeito ressalta a importância do Corpo de Bombeiros para a região e lembra que o reconhecimento pelo trabalho da corporação iniciou quando o Governo de Andradina conseguiu fazer a regularização do terreno da sede. Com este ato o antigo Posto de Bombeiros de Andradina foi elevado a Subgrupamento de Bombeiros passando a ser comandado por um capitão e a receber um maior número de efetivo já que virou a base sede da região, inclusive dos postos de atendimento de Pereira Barreto e Ilha Solteira.

“O Corpo de Bombeiros é uma instituição parceira, importante e respeitada. O Governo de Andradina teve como uma das primeiras medidas administrativas a regularização do terreno onde está a instituição, e depois ajustou os repasses financeiros e deu início a investimentos contribuindo para um serviço de alta qualidade de apoio e salvamento da população”, explica Jamil.

Dantas ressalta a importância e transformação que houve na instituição após a regularização do Febom (Fundo Especial de Bombeiros) que a partir do prefeito Jamil houve o repasse dos recursos atrasados de administrações anteriores e o pagamento mensal integral e pontual.

“A partir do gerenciamento transparente e austero dos recursos do Febom administrados pela equipe do prefeito Jamil a instituição passou a melhorar o serviço e também ter recursos para aquisição de equipamentos, colaborando ainda mais para o trabalho da equipe altamente preparada”, comentou o secretário de Fazenda.

Jamil também explica que com o recurso do Febom bem gerido nos últimos anos, o Fundo conseguiu fazer uma espécie de “poupança”, o que vai possibilitar a construção de um novo prédio para o Subgrupamento. “Isto mostra a boa sinergia entre o Governo de Andradina e a instituição, transformando a administração dos recursos em benefício da população de toda a região”, comentou Jamil.

Outro serviço de destaque implantado pelo Governo de Andradina em parceria com o Corpo de Bombeiros foi à implantação do Sistema Integrado de Atendimento dos Serviços de Ambulâncias e Resgate de Acidentados, através da junção dos serviços dos telefones de emergência 192 e 193.

“A medida tornou mais eficiente o serviço prestado, já que o Governo de Andradina, através de recursos próprios, passou a disponibilizar uma telefonista, uma ambulância, motorista, auxiliar de enfermagem e uma enfermeira para os casos ambulatoriais”, comenta Dantas.

A implantação da Central desafoga o serviço dos bombeiros que atuam no atendimento de socorro aos casos mais graves através de sua unidade de Resgate.

“Com a triagem do atendimento as equipes de ambulância e do Corpo de Bombeiros passaram a ganhar no tempo de resposta a população e quando falamos de resgate qualquer minuto é importante para se salvar uma vida”, completou Dantas, elencando que além dos casos de acidentes os bombeiros também tem importância especial na região intitulada dos Grandes Lagoas em atuação nos casos de atendimento a embarcações e afogamentos sem contar ainda o grande número incêndios e queimadas. Texto editado às 20h27 de 12/2.