Castilho: Prefeita Fátima adere campanha por trânsito seguro na SPV-8

Assessor de Imprensa -27/05/2017 10:37

A prefeita Fátima Nascimento assumiu publicamente o compromisso em tornar mais segura a vicinal SPV-08, que liga Castilho a Nova Independência. Esse trajeto tem registrado frequentes acidentes com mortes fatais, embora quase todos cometidos por imprudência dos próprios motoristas.

Assustados, cerca de 200 manifestantes dos assentamentos rurais entre as duas cidades realizaram na tarde da última quinta-feira uma campanha de mobilização denominada “Trânsito: Respeito ou Morte, você escolhe o caminho”.

O ato foi coordenado pelo SINTRAF ? Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, que convidou as prefeitas de Castilho e Nova Independência, bem como vereadores desses municípios para assinarem um compromisso de melhorias em prol da vicinal.

Entre as várias reivindicações do grupo, foram solicitadas sinalizações em todas as entradas de assentamentos com sinalizador de solo, placas de advertência, alargamento do acostamento, alargamento da ponte sobre o córrego Pendengo e principalmente a construção de uma rotatória na entrada do assentamento Nossa Senhora Aparecida II, onde há uma escola municipal.

Em seu pronunciamento, a prefeita Fátima garantiu que atenderá toda reivindicação desde que a lei permita. Disse ainda que buscará junto a usina Viralcool parceria para atender as solicitações. Mas a prefeita também cobrou responsabilidade dos motoristas e até mesmo dos assentados. “Não basta apenas a Administração investir na sinalização da estrada se os motoristas continuarem imprudentes. Os assentados que tem carrinhos de tração animal precisam instalar faixas refletivas para a segurança deles mesmos”, destacou.

Além da prefeita, outras autoridades presentes ao evento também se colocaram a disposição para garantir que as melhorias fossem feitas, tal como o vice-prefeito Espedito Leite, o presidente da Câmara, Tião Japonês e o vereador Flávio Nascimento. Da parte de Nova Independência usou a palavra a vereadora Sônia da Saúde. 

Apesar das manifestações ocorrerem a margem da vicinal, o trânsito não chegou ser interrompido. Os motoristas que passaram pelo local eram orientados a reduzirem a velocidade enquanto recebiam panfletos da campanha.