Visando o “Município Verde Azul”, Castilho investe em palestras ambientais

Assessoria de Imprensa -23/02/2018 17:24

Alunos das escolas municipais de Castilho participaram esta semana do ciclo de palestra ambiental “Reciclando o Planeta. Com o tema “Seja você um amigo da natureza”, o palestrante Walter Júnior motivou os estudantes a participarem da campanha da coleta de óleo usado.  “Todos podem ajudar o planeta, basta cada um fazer a sua parte”, disse Júnior.

A palestra ocorreu nas escolas Mauro Roberto, Youssef Neif Kassab e também no CRAS com os alunos do programa Renascer. “Os alunos demonstraram muito interesse no projeto e também queriam saber qual destino a gente iria dar para esse óleo que será coletado. Com certeza estão todos motivados”, comentou o palestrante.

Em 2017, quando a mesma campanha foi desenvolvida, as escolas foram beneficiadas com quase R$ 2 mil em dinheiro. Este valor foi referente aos 3.377 litros de óleo arrecadados. Segundo o presidente do programa ambiental Reciclando o Planeta, Carlos Alberto Teodoro de Souza, para este ano - além das escolas, haverá premiação individual para os próprios alunos, como bicicletas, tabletes e vários outros.

Os alunos foram convidados a serem os fiscais da natureza em sua própria casa, observando onde os pais jogam o óleo usado. “A cada um litro de óleo jogado na natureza, contamina-se um milhão de litros de água”, disse o palestrante. “Minha mãe joga na pia”, revelou um dos alunos. “A minha faz sabão”, disse um outro, quando questionados se eles sabem o que os pais fazem com os óleos das frituras.

“A partir de hoje então, todos vocês serão o amigo da natureza e vão pedir para os pais não descartarem mais o óleo. Vão ajuntando e traga para a escola”, finalizou Júnior.

A campanha da coleta do óleo foi lançado no início desta semana no gabinete da Prefeita Fátima Nascimento. Para o engenheiro agrônomo Fabiano Augusto Teno, esse trabalho coloca Castilho na rota do título de Município Verde Azul. “No total são 10 diretivas ambientais e essa campanha é parte de uma dessas diretivas”, conclui Teno.